sábado, abril 16, 2011

Um glossário...da crise

Para aqueles que se armam em «entendidos» e usam termos que nem sabem o que significam, aqui fica um glossário .... da crise!!!
No entanto, há um termo que não consta do glossário mas é NOSSO - português - que é GATUNO!!!
Vão ao dicionário e consultem o seu significado...mas consultem mesmo...é que parece que anda por aí muita gente que não ente o seu significado......
A crise tem reavivado vários vocábulos na linguagem financeira. À medida que a crise evolui, diferentes segmentos da estrutura económica têm estado sob pressão. E desde há um ano e meio para cá, são as contas públicas que recebem toda a atenção. Leia aqui a descrição simplificada dos principais termos que por estes dias dominam o noticiário.
"Bailout", resgate
É o nome que designa à ajuda que é concedida a uma entidade que entra em apuros financeiros. Os empréstimos que a União Europeia e o FMI vão conceder a Portugal configuram um "bailout" ou um resgate.

"Default, bancarrota, incumprimento
Define o momento em que uma entidade deixa de ter liquidez para pagar os juros do dinheiro que pediu emprestado, ou para devolver o capital ao credor. Quando um Estado entra em bancarrota, tem de renegociar as condições do seu empréstimo, renegociação essa que pode levar a alterações no valor dos juros prometidos, na maturidade dos títulos ou no valor do capital. Em regra, os credores preferem negociar a ir para tribunal, uma vez que os soberanos estão juridicamente bem protegidos.

Reescalonamento, reestruturação, renegociação de dívida 
um processo com consequências semelhantes aos descritos no ponto anterior, mas ocorre ainda antes de os Estados chegarem ao "fim da linha". Os governos tomam a iniciativa de se sentarem à mesa com os credores, antes de entrarem em incumprimento. A História mostra que esta antecipação costuma ser premiada pelos investidores.

"Haircut", desconto 
É  a perda de capital e/ou juros que decorre de uma renegociação de dívida ou do incumprimento no pagamento dos seus juros ou reembolsos.